Entrevista com Francisco J. Ayala.

Nessa nova fase da revista Conexão Ciência, temos o prazer de inaugurar uma coluna que deverá servir de inspiração para muitos dos nossos leitores que são acadêmicos ou que intentam fazer parte dessa comunidade: 10 perguntas para um cientista. A proposta dessa coluna é trazer sempre uma personalidade acadêmica que possa nos apresentar sua visão de ciência, da educação, da pesquisa e de mundo, a partir do olhar do cientista, e buscar extrair desse depoimento lições que nos permitam trilhar caminho semelhante. Para a primeira edição, tivemos a singular oportunidade e felicidade de entrevistar o proeminente professor e pesquisador da Universidade da Califórnia, Dr. Francisco J. Ayala. Clique aqui para ver a entrevista completa

Clique sobre a foto acima, para ver a entrevista completa.

Professor do UNIFOR-MG inicia pós-doutorado em Portugal.

O professor e pesquisador Dr. Heslley Machado Silva iniciou, nas últimas semanas, seus estudos de pós-doutorado em Educação e Ciência, na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. O docente do Centro Universitário de Formiga-MG tem como orientadora a Profa. Dra. Graça Carvalho. “A professora Graça é renomada, uma pesquisadora de ponta, Diretora de um núcleo de Pesquisa em Educação e Saúde, orienta Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado”, ressaltou. Durante as primeiras ações nessa nova etapa, o Prof. Dr. Heslley Machado Silva participou de uma banca de Mestrado. Ele disse que a atividade contribuiu para uma melhor compreensão do sistema de ensino de Portugal.

Clique sobre a foto acima, para ver a matéria completa.

Apresentação de trabalho oral a percepção dos professores de Biologia sobre o propósito da origem da espécie humana em Braga, Portugal.

O professor e pesquisador Heslley Machado Silva, irá apresentar oralmente o trabalho intitulado “The perception of biology teachers from Argentina, Brazil and Uruguay on the purpose of evolution and the emergence of the human species.” no XVII IOSTE Symposium 2016 em Braga, Portugal. O trabalho que será apresentado é fruto do projeto“Biologyteachers’ conceptions of three Latin American countries about human’s place in nature and the human mind”, encampado pela Universidade de Oxford e financiado pela Fundação John Templeton. O resumo e artigo conta com os co-autores e colaboradores do projeto Ivanna Tomasco (Uruguai), Martin Diaz (Argentina) e Graça Carvalho (Portugal).

Apresentação de pôster em Braga, Portugal.

O coordenador do projeto “Biology teachers’ conceptions of three Latin American countries about human’s place in nature and the human mind”, Dr. Heslley Machado Silva, a graduanda em Ciências Biológicas e colaboradora do mesmo projeto Isabela Maria Silva Leão, ambos do UNIFOR/MG, e a também colaboradora Dra. Graça Carvalho, da Universidade do Minho, Portugal, tiveram o trabalho “Teaching the Evolution Theory, but not creationism, for the explanation of the origin of species and biological evolution analysed in a Brazilian local community.” aprovado para apresentação na modalidade de poster noXVII IOSTE Symposium 2016 em Braga, Portugal, nos dias 11-16 de julho de 2016.

Alunas do UNIFOR-MG participam de congresso no Uruguai.

As alunas do Curso de Ciências Biológicas do UNIFOR-MG, Isabela Maria Silva Leão, Giovana Batista Soares, Taísa Carolina da Silveira, e a estudante de Pedagogia, Nádia Rodrigues Faria, participaram do “III Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias”. As atividades foram realizadas nos dias 6, 7 e 8 de julho em Montevidéu, Uruguai. As alunas apresentaram três trabalhos, resultados dos estudos relacionados ao tema de pesquisa de projetos de Iniciação Científica, orientados pelo Prof. Dr. Heslley Machado Silva.

Clique sobre a foto acima, para ver a matéria completa.